5 Dicas Essenciais Para Quem Quer Cursar Uma Faculdade Americana
Muita gente fala que os anos de faculdades são os melhores da vida e elas provavelmente estão certas. Pra quem decide estudar no exterior isso não é diferente. Além de enriquecer a sua carreira profissional, o intercâmbio oferece vários outros benefícios como criar independência, aprender a lidar com adversidades, aperfeiçoar a língua e conhecer outras culturas.
Existem dicas essenciais para que você aproveite ao máximo a sua experiência e que eu gostaria que alguém tivesse me falado antes de me aventurar por novas terras.
1. Esteja aberto a novas ideias
Ao chegar na sua faculdade, provavelmente você vai se deparar com uma realidade totalmente diferente. Você está vivendo em um novo lugar, com novas cultura, regras e costumes. Isso não é ruim, pois lhe dá a oportunidade de ver o mundo com novos olhos. Evite julgamentos e respeite outras culturas porque você tem muito a ganhar com isso.
2. Mantenha-se ocupado
Uma das principais adversidades dos estudantes internacionais é a saudade de casa. Uma maneira bem eficiente de minimizar isso é criar uma rotina que mantenha a sua mente ocupada. Conheça lugares novos, se voluntarie para ajudar a sua comunidade ou até mesmo arrume um trabalho. Lembre-se que você está vivendo uma experiencia única e que sua casa sempre vai estar lá quando você decidir voltar. Vale ressaltar que todas as atividades extracurriculares são muito valorizadas em processo seletivos seja no mercado de trabalho ou no ingresso em outras instituições de ensino.
3. Planeje a sua grade curricular
Essa é umas das grandes dicas que eu gostaria de ter ouvido quando comecei minhas aulas. A maioria das faculdades estrangeiras te dão flexibilidade e tempo para escolher seu curso, diferentemente do Brasil em que a sua grade curricular é voltada para o curso escolhido. Mesmo que não tenha certeza do curso que você vai fazer, é aconselhável decidir a área de estudo com certa rapidez. Por exemplo, apenas no meu terceiro ano de faculdade que escolhi Publicidade e Propaganda como meu curso, porém já no meu primeiro semestre eu sabia que faria algo na área de business (Negócios/Administração).
As próprias faculdades tem os chamados “advisors” que seriam equivalentes a mentores que te mostram tudo que você precisa para conseguir o seu diploma. Explique todos os seus objetivos para o seu mentor, pois você não quer correr o risco de chegar ao final do seu último semestre e descobrir que não pode se formar porque não concluiu uma matéria considerada requisito para o seu curso (e isso acontece muito!!).
4. Faça o máximo de amizades que puder
Essa deve ser a dica mais importante. Uma coisa que é muito valorizada para todos, independente do seu curso, é o “network”, que nada mais é que a sua rede de conexões com outras pessoas. Fazer novas amizades não só é importante para sua carreira, mas também para o seu crescimento pessoal. Novos amigos te ajudam a acostumar com o lugar novo e criar laços afetivos com o ambiente.
Foque em fazer amizades com pessoas de outros países. Isso ajuda com o aperfeiçoamento da língua, conhecimento de novas culturas, no desenvolvimento de novas ideias e criar laços afetivos com o ambiente. Não tem nada de errado em fazer amigos com pessoas da sua terra nativa. Porém, você não saiu do Brasil para conhecer apenas brasileiros.
5. Registre tudo que conseguir
É na faculdade também que criamos memorias que levaremos para a vida toda. Tire fotos, faça vídeos, escreva detalhes e guarde relatos. Pois quando essa fase da sua vida acabar, essas recordações te ajudarão a reviver os momentos marcantes.
Quer aprender inglês de forma rápida e simples? Clique aqui!
Pingback: Como Trabalhar Legalmente Como Estudante nos EUA - Matheus LimaMatheus Lima